segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Estilos de desenho.

Fala galera, beleza?

Vocês sabem o que define um estilo de desenho? É um conjunto de características que são assumidas por artistas, mesmo que de forma inconciente, tornando um grupo de ilustrações similares, mesmo que feitas por diversos artistas diferentes; temos como exemplo aí o mangá, os desenhos criados no Japão, onde a expressão dos personagens é colocada em destaque nos olhos grandes que permeiam inúmeras obras nipônicas. abaixo vou abordar alguns destes estilos de desenhos, obviamente os meus favoritos.

Mangá: criado no Japão e adotado com muito carinho em praticamente todo o mundo, sua principal característica são os personagens esguios e de olhos grandes e expressivos, possuem diversos subtipos: o shoujo (mangá criado para meninas); o Shonen (para meninos) e o gekiga (mangás criados com temática adulta, envolvendo mistérios, horror e sexualidade) são os mais conhecidos.


Desenho infantil: desenhados de forma simples para tentar transmitir o idéias diversas para criança de verias idades diferentes; temos como exemplos famosos o Mickey mouse de Walt Disney e a turma da Mônica de Maurício de Souza.


Linha clara: um estilo de desenho puramente europeu, tem como principais características as linhas sem variação de espessura e a colorização feita de forma chapada, sem variação de tons. Tem como obra mais significativa o personagem tintin, criado por Hergé.


Adventure comics: ao estilizar os padrões aprendidos nas clássicas escolas de desenho, Bruce tinn atingiu um novo patamar nas artes visuais; com as séries Batman, e Superman da Warner Bros inúmero outros adeptos ao seu estilo de desenho dinâmico e rápido surgiram. Tem como principal características a estilização e máxima eliminação de traços desnecessários tornando fácil captar a ideia que o desenhista quer passar logo no primeiro olhar.


Agora jovenzinhos vocês devem se perguntar: porque esse cara está falando sobre esses estilos de desenho? A resposta: eu adoro desenhar e sempre que tenho um tempinho livre dou uma praticada, fato é que estou desenvolvendo um estilo único, que envolve a junção desses quatro estilos; percebam que estes estilos tem algo em comum, todos eles tratam de estilização de figuras reais, isso porque o nosso tempo nos dias de hoje esta cada vez mais curto, por isso quero aproveitar ao máximo no menor tempo possível, juntando a praticidade de esboços no traço infantil a estrutura corporal do adventure comics adicionado a arte final direta e uniforme da linha clara com a grande variedade de expressões que o mangá passa.

Ao longo das futuras postagens eu vou colocar esboços e desenhos novos ou antigos para mostrar a evolução nesta minha nova empreitada.

Abraços e bons traços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário